• 12
  • Abril

Aula de Informática Vs Aula Informatizada

Umas das áreas mais fascinantes da tecnologia da informação é vê-la aplicada a educação, podemos imaginar vários projetos que vão desde conteiners, com salas de casa computação conectados na internet via satélite circulando em regiões pobres, até salas de aula inteligentes. Mas isso é um assunto que abordaremos em outro post, pois nesse focaremos em conteúdo.

No passado conteúdo era sinônimo de “Enciclopédia Barsa”, que era tediosa e pouco prática. Mas hoje tudo é diferente, pois com a internet o mundo fica, literalmente, ao alcance de nossas mãos.

Plataformas online não se destacam apenas pelo conteúdo, mas também devem método, mas poucas conseguem agrupar os dois conceitos. Vale salientar que conteúdo é uma questão complexa e que envolve questões de direito autoral, que devem sempre ser cuidadosamente analisadas.

O mundo caminha para a substituição do conceito escolar de “aula de informática” pelo de “aula informatizada”. No primeiro, os alunos vão à sala de computadores para aprender a usar o computador e isso deveria fazer uso de duas aulas, no máximo . No segundo conceito, o aluno vai ter sua aula (história, geografia, matemática, português, etc) usando os recursos computacionais da antiga “sala de informática. Torcemos para que em um futuro próximo, todas as salas de aula sejam também salas de informática. Vale lembrar também que a aplicação desses conceitos passa, obrigatoriamente, pela requalificação dos professores, pois envolve uma nova metodologia de “Preparação para a aula”.

As escolas têm repensar suas práticas de ensino, levando para o processo ensino/aprendizagem projetos que permitam o enriquecimento da troca de informações, pois através da internet podemos ter contato com o mundo.

Como por exemplo em aulas de história, estimularem os alunos a visitar museus eletrônicos, como o museu do Louvre, em Paris, o que dará mais veracidade aos fatos acontecidos. Existem inúmeros conteúdos que podem ser apresentados através da internet, como a criação do universo, dos planetas que constituem as galáxias, o sistema solar, movimento de rotação e translação Não faltam exemplos.

Seguindo o raciocínio de método e conteúdo e indo ao que interessa, indicar plataformas legais, lembrando que hoje em dia existem mais recursos computacionais a a internet está cada vez mais acessível.

KhanAcademy

Khan Academy é uma ONG educacional criada e sustentada por Salman Khan. Com a missão de fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar , oferece uma coleção grátis de vídeos de matemáticamedicina e saúdeeconomia e finançasfísicaquímicabiologiaciência da computação, entre outras matérias.

De acesso gratuito, a Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos 501(c)(3).

Mais detalhes aqui: https://pt.khanacademy.org/about

Essa plataforma é muito interessante, boa parte do conteúdo já está em português, tão instrutiva e divertida que consegue conectar além de professores alunos, pais e filhos também. Eles conseguem filtrar automaticamente o conteúdo de acordo com a idade e a série. As crianças parecem adorar e em poucos minutos dominam a plataforma(observem o quanto estão obsoletas as aulas de informática). O cadastro é chato de fazer e deve ser feito pelos pais, mas depois é fácil de operar.

Possui programa recompensa os acertos com pontos e medalhas fazendo com que o estudante possa ter uma coleção delas. Tudo acaba virando um jogo e, ao mesmo tempo, ajuda a fixar o conteúdo

Scratch

Gratuito, O Scratch foi projetado especialmente para idades entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. Milhões de pessoas criam projetos com o Scratch em uma grande variedade de configurações, inclusive casas, escolas, museus, bibliotecas e centros comunitários. Tem boa parte traduzido em português, até mesmo os comandos….

Apresentação Oficial – Em Inglês…

 

http://scratch.mit.edu

Baseado no princípio que boa parte das maiores empresas do mundo lidam com tecnologia e que as que não lidam dependem dela. Acho fundamental a inclusão de noções de programação no currículo do ensino médio.

A crianças conseguem, intuitivamente, aprender lógica de programação de uma maneira fácil. Apenas encaixando peças.

 

MOODLE

Muito útil como forma complementar de distribuição de conteúdo para o ensino presencial, é uma das principais plataformas de EAD – Ensino à Distância. Porém é somente a plataforma o conteúdo precisa ser inserido

, a exemplo do que dezenas de Universidades já o fazem mundo a fora.

 A informação está cada vez mais acessível através da internet e os gestores de escolas públicas e privadas precisam se reciclar e aproveitar melhor.  Ainda falta muito para sairmos da fase da “AULA DE INFORMÁTICA” e chegarmos na “AULA INFORMATIZADA”.

Artigos Relacionados